quarta-feira, 15 de março de 2017

BEBÊ DE NOVES MESES COM PNEUMONIA ESPERA POR VAGAS NA UTI DE ARAGUAÍNA HÁ 12 DIAS. ARAGUAÍNA NEWS


Menina está internada no Hospital Municipal de Araguaína.
Mãe procurou o Ministério Público para tentar garantir uma vaga.













A bebê Milena, de apenas nove meses, está internada há 12 dias no Hospital Municipal de Araguaína, no norte do Tocantins, por causa de uma pneumonia. Ela precisa passar por uma cirurgia e está à espera de uma vaga na UTI pediátrica. A mãe, Maria Neide Novaes, procurou o Ministério Público com o objetivo de garantir uma vaga. 
"Eu cheguei aqui na sexta à noite, bateram um raio-x e foi diagnosticado que ela estava com pneumonia. Fez os processos dos remédios e na quarta-feira fez um dreno para tirar o líquido do pulmão", diz.
A Maria procurou o Ministério Público em busca de uma solução. "A situação da minha filha cada dia mais se agrava. Ela precisava fazer essa cirurgia urgente e eu já não sei mais o que faço. Estou desesperada porque estou vendo que não está tendo melhora", desabafa.
Esse não é o único caso envolvendo a falta de UTI pediátrica na região norte do Tocantins. Existe uma ação civil pública de 2014 que obriga estado e município a instalarem os leitos em Araguaína. O prazo terminou em outubro de 2015 e até hoje nada foi resolvido. As mães de crianças que vivem esse problema até se organizaram para lutar por uma solução imediata.
"Recentemente um amigo perdeu uma filha justamente por falta dessa UTI em Araguaína. Então, por causa disso, as mães se uniram para dar um basta, ir atrás de uma posição e cobrar do Estado", diz a empresária Dayane Bravo.
Enquanto isso, o desespero de quem espera só aumenta. "Ela só tem nove meses e é doído para uma mãe estar há 12 dias no hospital, sem resposta. Eu queria essa resposta para operar minha filha e vê-la bem", diz Maria.
Resposta
A Secretaria de Estado da Saúde informou que a criança já está sendo transferida para a unidade de terapia intensiva do Hospital Geral de Palmas.
A Secretaria reforçou que juntamente com a Secretaria de Saúde de Araguaína está trabalhando para implantar, o mais breve possível, dez leitos de UTI pediátrica no município.  Cerca de 90% dos equipamentos necessários para a implantação já foram comprados pelo Governo do Estado e cabe ao município de Araguaína a reforma do espaço.
Já a prefeitura informou que o processo de dotação orçamentária para contratação da empresa está sendo finalizado e na próxima semana. Será enviado para aprovação do Conselho de Saúde e do Conselho da Criança e do Adolescente. Após este trâmite, a empresa levará de 90 a 120 dias para entregar a obra, visto que o Hospital Municipal Infantil, onde será instalada a UTI pediátrica, está em funcionamento e requer cuidados específicos para execução dos serviços.
Do G1 TO

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com