terça-feira, 28 de março de 2017

EM ARAGUAÍNA ; PACIENTES ENTRAM NA JUSTIÇA PARA RECEBER MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO. ARAGUAÍNA NEWS


Aposentada luta há anos para conseguir medicamento em Araguaína.
Estado diz que há processos de compra em andamento.


Com dificuldades no acesso a remédios de alto custo, muitos pacientes entraram na Justiça para garantir que o direito seja cumprido. Em Araguaína, a aposentada Elzivan Marins Sales é um exemplo de quem luta há anos para conseguir um medicamento.  
Elzivan sofre com asma severa há mais de 20 anos, um problema grave de respiração controlada. Em 2011, entrou na Justiça, através da Defensoria Pública, para conseguir o medicamento Xolair. Ela ganhou e até recebeu os remédios por um tempo, mas depois o Estado parou de fornecer. "Eu tive muitos prejuízos com a minha saúde", disse.
Aposentada luta na Justiça para conseguir medicamento de alto custo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Aposentada luta na Justiça para conseguir
medicamento de alto custo
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A aposentada registrou o período em que ela começou a tomar o remédio, em maio de 2011, até o ano em que ela parou de receber, em janeiro de 2014. "Não veio mais. É sempre assim. O laboratório liga todos os meses para saber se a gente está usando e eu digo que não estou. Não tem data prevista e ninguém fala nada".
Durante esse período, ela já recorreu várias vezes ao Judiciário.
Casos como o de Elzivan são atendidos toda semana pela defensoria pública, em Araguaína. O acesso à saúde é um direito básico do cidadão, mas nem sempre é garantido.
"Infelizmente, mesmo com decisões judiciais para o fornecimento dos medicamentos, o Estado e municípios continuam sem fornecer. Eles são de tratamento de uso contínuo, o paciente não pode ficar sem. Às vezes fica dois, três ou seis meses sem fazer uso do medicamento porque Estado e municípios não fornecem", argumenta o defensor público, Cleiton Martins da Silva.
A Secretaria Estadual da Saúde informou que esses medicamentos não fazem parte da padronização do Ministério da Saúde, mas que existem processos de compra em andamento para atender a solicitações.
Do G1 TO

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com