segunda-feira, 3 de abril de 2017

EMENDA PARA CRIAR MAIS CAMPUS NA UFNT SURPREENDE COMISSÃO. ARAGUAÍNA NEWS


Proposta quer mais quatro campus para universidade que ainda não existe.
Comissão acredita que emenda pode prejudicar criação da UFNT.


Resultado de imagem para UFT













A comissão que defende a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), nas cidades de Araguaína e Tocantinópolis, foi surpreendida por uma emenda que pretende criar quatro novos campus para a universidade que ainda nem existe. O projeto inicial, de desmembrar os campus das duas cidades da Universidade Federal do Tocantins (UFT), está sendo redesenhado para criar unidades em Guaraí, Colinas, Filadélfia e Xambioá.
A emenda foi proposta por um deputado federal do estado. A comissão teme que com isso a universidade acabe nem sendo criada, já que o custo apenas do desmembramento já chegava próximo a R$ 12 milhões por ano. Ainda não há um estudo que mostre qual o montante necessário para a criação de novos campus.
O professor Airton Sebem, um dos defensores da criação da nova universidade, foi um dos que criticou a forma como a emenda foi colocada. "Isso de certa forma pegou a comissão de surpresa, porque isso não foi discutido anteriormente", disse ele. Outra participante da comissão também comentou a iniciativa. "Nós não podemos hoje propor ou criar um campus sem o devido comprometimento do MEC de avalizar e ter orçamento para isso", disse.
A iniciativa de criar a UFNT surgiu para dar autonomia financeira e pedagógica aos campus de Araguaína e Tocantinópolis. Seriam absorvidos também, o Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína, a Fundação de Medicina Tropical, além de todos os cursos de graduação e pós-graduação que se tem hoje nos dois Campus. A justificativa é o crescimento das duas unidades.

G1 Tocantin
s

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com