quarta-feira, 7 de junho de 2017

CERCA DE 500 PNEUS SÃO REUTILIZADOS EM ARAGUAÍNA PARA CONSTRUIR CASCATA EM PARQUE. ARAGUAÍNA NEWS


Obra está sendo realizada no parque Cimba, em Araguaína, norte do Tocantins. A economia gerada com o uso de material reciclável é de 50%.


Cerca de 500 pneus serão reutilizados na cosntrução de cascata em parque  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Cerca de 500 pneus serão reutilizados na cosntrução de cascata em parque  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Mais de 500 pneus são reaproveitados para a construção de uma cascata em parque
Cerca de 500 pneus estão sendo reutilizados na construção de uma cascata no parque Cimba, em Araguaína, no norte do Tocantins. O uso do material reciclável gera uma economia de mais de 50%. No local, os pneus vão receber concreto além de moldados para ficarem parecidos com pedras.
É o que explica o paisagista Luiz Serrano. "A gente usa um produto especial para dar flexibilidade ao pneu. A massa mexe igual ao pneu. Não dá rachadura."
Ele diz que há mais de 15 anos usa o pneu como matéria prima. Além de econômico, o material proporciona uma sustentação melhor em relação ao ferro. "Ele tem o ácido que flexível e a borracha que impede rachadura. Em vez de comprar tijolo, eu uso o pneu para que é uma coisa que vão jogar fora e estragar o meio ambiente."
Diferente do que possa parecer, o biólogo esclarece que enterrar os pneus não prejudica o meio ambiente. "Como é um produto misto, meio material sintético, meio natural, a degradação dele é muito demorada, ele não vai trazer prejuízos pela degradação. Vai virar matéria em decomposição."
Os pneus são de vários lugares da cidade. Daniel Mendes é o responsável por organizar tudo no ecoponto. "Esses pneus vêm das borracharias e empresas", confirma. Ele conta que pelo menos uma vez por mês ou a cada 15 dias um caminhão carrega e leva os pneus para Goiânia.
O tempo de decomposição do pneu na natureza ainda é desconhecido. A estimativa é que seja 600 anos. Por isso o descarte correto é importante para diminuir o impacto ambiental e também os problemas de saúde pública.
"A reutilização desses pneus de áreas onde a gente está tirando de locais onde estão largados e dando uma reaproveitação para ele é muito bacana para diminuir o impacto ambiental deixado por esse material", diz o biólogo Lucas Andrade.
E caso alguém queira retirar os pneus do ecoponto para reutilizar, também é possível, mas é preciso autorização da Secretaria de Meio Ambiente.
Cerca de 500 pneus serão reutilizados na cosntrução de cascata em parque  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Fonte : G1 Tocantins 

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com