sexta-feira, 16 de junho de 2017

QUASE 60 CIDADES DO TO TÊM ALERTA DE BAIXA UMIDADE NO AR; VEJA LISTA. ARAGUAÍNA NEWS


Queimadas e período de seca contribuem para piora nos índices. Faixa oeste e metade sul do estado são as regiões mais afetadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar para 58 cidades do Tocantins. Os municípios afetados ficam na metade sul e na faixa oeste do estado. Palmas não está na lista, mas cidades como Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins estão na área atingida. A lista completa pode ser acessada no site do Inmet.
Este alerta é emitido sempre que a umidade do ar fica entre 20% e 30%. O índice é abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Na escala da Defesa Civil Estadual, o estado ainda é de 'atenção'. O estado de alerta só é declarado quando a umidade fica entre 20% e 12%. Abaixo disso, já é considerado estado de emergência.
A orientação para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas, que agravam ainda mais a situação neste período do ano.
Além do Tocantins, o alerta também é válido para partes de Rondônia, Mato Grosso e Goiás. Ele continua em vigor durante toda a sexta-feira (16).
Nesta quinta-feira (15) o G1 mostrou que o Tocantins já superou a média histórica do mês de junho no número de queimadas. Segundo os dados mais atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas em junho o Tocantins já registrou 727 focos de queimadas. No ano, o número já ultrapassa 1,7 mil. Isto coloca o Tocantins em segundo lugar no ranking nacional em número de queimadas.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com