terça-feira, 25 de julho de 2017

Após nova lei, redes de pesca só podem ser vendidas para pescadores credenciados. Araguaína news


Medida foi tomada para inibir a pesca predatória em rios da bacia do Tocantins Araguaia. Lojas que vendem o produto aprovaram a nova regra.



Redes de pesca só poderão ser vendidas para pescadores credenciados (Foto: BPMA/Divulgação)



Uma nova lei, sancionada pelo Governo do Tocantins, determina que redes de pesca só podem ser vendidas para pescadores credenciados no estado. A medida visa inibir a pesca predatória por amadores nos rios da bacia hidrográfica do Tocantins Araguaia. A regra já está valendo e afeta todas as lojas de produtos de pesca no estado.
Os comerciantes aprovaram a medida, já que segundo eles as próprias lojas haviam deixado de vender este tipo de produto em função dos danos que eles poderiam causar no meio ambiente. O vendedor João Nilson Dias dos Santos, que trabalha em uma das lojas de Palmas, comentou que a nova legislação vai ajudar a evitar problemas ambientais no futuro.
"É bom até para diminuir a questão do pessoal que sai esticando rede de qualquer maneira. As próprias lojas já não trabalhavam com este produto em função da pesca predatória, que prejudica muito nos rios", disse.
A nova regra foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (24) e já está valendo. As lojas que forem flagradas desrespeitando a lei podem ser multadas em até R$ 15 mil e sofrerem outras sanções, como interdição e proibição de adquirir financiamentos nas linhas de crédito do governo estadual.
O pescador que quiser comprar uma rede vai precisar estar cadastrado junto aos órgãos de fiscalização e possuir uma carteira profissional de pescador que é emitida pelo governo federal.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com