quarta-feira, 12 de julho de 2017

PESCADOR AMADOR PRECISA RETIRAR CARTEIRA DE PESCA NO NATURATINS. ARAGUAÍNA NEWS


Caso esteja sem o documento, ele será autuado. Objetivo é evitar a prática da pesca predatória no estado.

Naturatins alerta que pescador amador precisa retirar carteirinha para pescar



Pescador amador precisa retirar carteira de pesca no Naturatins (Foto: TV Anhanguera/Divulgação)
Pescador amador precisa retirar carteira de pesca no Naturatins (Foto: TV Anhanguera/Divulgação)

O pescador amador precisa retirar uma carteira de no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para poder realizar a prática. O objetivo é tentar coibir o ato predatório no estado, como explica o vice-presidente Edson Cabral.
"É importante ressaltar que essa carteira nos dá a condição de ter um cadastro das pessoas, que de forma amadora, por laser, utilizam-se de pesca nessa época do ano. Também porque temos regras com relação a quantidade de pescado que pode ser transportado dentro dessas características, algumas espécies que não autorizamos pela situação de como se encontram no meio ambiente."
O processo para a retirada da careteira pode ser feito online. "A pessoa entra no nosso site e preenche o formulário. Tem duas carteiras: para pesca de forma embarcada, com um valor de aproximadamente R$ 58 e pesca de barranco desembarcado, cujo o preço é de R$ 22.
A carteira tem validade de um ano e pessoas acima de 60 anos não são obrigadas a fazer. "Nós recomendamos a todos que utilizem a pesca como instrumento de lazer. Não queremos que as pessoas pratiquem crime ambiental ou que retirem pescado acima da necessidade. O objetivo é que se divirtam, que aproveitem os nossos rios e nossas águas, mas com regras e uma delas é ter a carteira de pesca amadora", orienta.
Sem a carteira, o pescador será autuado. "Serão observados o material de pesca, que pode ser apreendido, assim como a quantidade de peixe retirada. O que seria um prazer vai ser um dissabor. Causa um auto de infração e vai tramitar dentro do órgão", afirma.
No site do Naturatins há orientações sobre que pode e o que não pode ser pescado e de regras de transporte de peixe.

Fonte: G1 Tocantins 

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com