quinta-feira, 13 de julho de 2017

RURALTINS ELABORA PROJETOS PARA CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO QUE BENEFICIEM OS REEDUCANDOS . ARAGUAÍNA NEWS


Extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) estiveram reunidos com representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), na tarde dessa terça-feira, 11, para discutirem sobre o desenvolvimento de projetos e ações que beneficiem os reeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas.
De acordo com a Auricélia Cruz Moreira, coordenadora do Núcleo do Egresso da Seciju, a ideia da parceria surgiu a partir de um projeto chamado Saúde e Cidadania, que consiste em uma ação integrada entre diversos órgãos. “Nós temos a necessidade de desenvolver um trabalho nas unidades socioeducativas envolvendo os reeducandos, e que venha dar um sentido pedagógico ao cumprimento das medidas de internação e semiliberdade. Aqui, no Case, temos um espaço enorme, em que podem ser desenvolvidos muitos trabalhos envolvendo os servidores, os adolescentes e as famílias”, frisou a coordenadora.
Conforme o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Kin Carlos Gomide, a visita ao local possibilitou identificar vários aspectos, tais como, o espaço, a estrutura e as potencialidades para implantação de projetos voltados para piscicultura, fruticultura, horta agroecológica, cursos de olericultura, dentre outros. “No local, já possui uma horta, precisamos melhorar o sistema produtivo, incorporar algumas ações, como cursos de capacitação em reaproveitamento de material orgânico, compostagem, rotação de cultura, ou seja, diversas atividades práticas que podem melhorar a produção deles”, disse.
Kin Carlos afirmou que o local pode receber também a implantação do Sisteminha Embrapa, que consiste na integração de culturas, como hortaliças, frutas e a criação de peixe, reaproveitando a água do criatório para a irrigação. “Pensamos em alguns projetos que possam melhorar a profissionalização dos meninos nas atividades com a horta”, informou.
O chefe de Segurança, Clauderley Oliveira, acrescentou que, no Centro de Atendimento Socioeducativo, encontram-se internados 27 adolescentes que colaboram no cuidado com a horta, onde são cultivadas rúcula, alface, pimenta de cheiro, coentro e cebolinha, e o objetivo é aumentar a produção. “A presença do Ruraltins aqui foi muito positiva. O nosso foco principal é trabalhar a socioeducação e estamos fazendo como estabelece o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo [Sinase]. Estamos conseguindo manter esses meninos com a mente e o corpo ocupados, dessa forma temos observado a melhoria em vários aspectos. A horta é um espaço disputado por eles e toda parceria que vier se juntar a isso é útil e válida. O Ruraltins está vindo contribuir”, concluiu.
Ao final da visita, ficou marcada para última semana de julho uma reunião na sede do Ruraltins, onde os extensionistas apresentarão, à coordenação e aos reeducandos, os projetos e as ações, direcionados ao Case.
Sisteminha Embrapa
Desenvolvido em 2011 pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Luiz Guilherme, o Sisteminha Embrapa é uma tecnologia de produção integrada de alimentos que consiste num rodízio de produção que envolve a produção integrada de frutas, hortaliças, aves, pequenos animais (porquinho da Índia) e peixes, com a recirculação de nutrientes a partir da criação de peixes.
Extensionistas do Ruraltins visitaram o Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas para identificar os aspectos e as potencialidades para implantação de projetos
O Sisteminha Embrapa é uma tecnologia de produção integrada de alimentos, fundamentada em quatro princípios: 1) Miniaturização; 2) Replicabilidade; 3) Escalonamento da produção; 4) Segurança alimentar e nutricional, apropriada para agricultores familiares. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.
ATN TO

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com