quarta-feira, 30 de agosto de 2017

COM UMIDADE ABAIXO DE 12%, CIDADES NO TOCANTINS FICAM EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E TÊM CLIMA DE DESERTO. ARAGUAÍNA NEWS


Inmet emitiu alerta vermelho para 13 cidades ao sul do Tocantins. Clima é semelhante ao encontrado em áreas de deserto, cuja umidade varia de 10 a 15%.

Inmet emite alerta vermelho para 13 cidades do Tocantins (Foto: Fernando Alves/Arquivo pessoal)Inmet emite alerta vermelho para 13 cidades do Tocantins (Foto: Fernando Alves/Arquivo pessoal)Inmet emite alerta vermelho para 13 cidades do Tocantins (Foto: Fernando Alves/Arquivo pessoal)
Ao todo, 13 cidades localizadas ao sul do Tocantins registraram uma umidade abaixo de 12% e pela primeira vez neste ano, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho. Isso significa que os municípios estão em estado considerado de emergência. O clima é semelhante ao encontrado em áreas de deserto, cuja umidade varia de 10 a 15%.
O alerta vermelho vale para as cidades que ficam ao extremo sul do Tocantins, na divisa com estado de Goiás. São elas: Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Sandolândia, Sucupira, São Salvador do Tocantins e Talismã.
Ainda concorme o Inmet, com a umidade baixa há o risco de incêndios florestais e grande risco à saúde.
Das 13 cidades citadas, Araguaçu, Formoso do Araguaia e Sandolândia devem atingir uma temperatura de 40ºC e uma umidade mínima de 10%, nesta quarta-feira.
Moradora de Araguaçu, a estudante Samarah Abreu, de 20 anos, disse que o tempo está extremamente seco. "Há alguns dias o calor está exorbitante. Ontem eu me senti mal, a cabeça doeu e a pressão caiu. O tempo está seco e à noite o ar-condicionado não gela o suficiente. No período em que o sol está muito forte, evitamos sair de casa e até mudamos o horário dos compromissos".
A recomendação é para que os moradores evitem exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, além de aglomerações em ambientes fechados. Para reduzir os efeitos provocados pelo "tempo seco" é aconselhável uso de soro fisiológico para olhos e narinas.

FONTE: Por G1 Tocantins
Alerta vermelho atinge cidades ao sul do Tocantins (Foto: Reprodução/ Inmet)Alerta vermelho atinge cidades ao sul do Tocantins (Foto: Reprodução/ Inmet)

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com