sexta-feira, 18 de agosto de 2017

MAIS DE 500 BENEFÍCIOS DE AUXÍLIO-DOENÇA SÃO CANCELADOS PELO INSS NO TOCANTINS. ARAGUAÍNA NEWS


Beneficiários que não fazem perícia há mais de dois anos estão sendo chamados para avaliação em operação pente-fino. Aposentado está há quatro meses sem receber.


Mais de 500 benefícios foram cancelados no Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Mais de 500 benefícios foram cancelados no Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Mais de 530 benefícios foram cancelados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Tocantins em 2017. Este é o caso do pedreiro José Rodrigues da Silva. Em 13 anos que recebe o auxílio-doença, depois que foi diagnosticado com artrose nos dois joelhos, ele teve o benefício cancelado cinco vezes. Há quatro meses ele está sem receber.
O pedreiro recebia R$ 1,6 mil por mês. Agora, dos oito remédios que ele precisa tomar diariamente só consegue comprar a metade. "Todo tempo lutando. Um dando um pouco e outros dando outro. A minha esposa trabalha e é desse jeito", disse José Rodrigues da Silva. (Veja vídeo)
O pedreiro só deve voltar a receber o benefício depois de uma nova perícia. Ele diz que conseguiu marcar a consulta para o dia 31 de agosto, mas ao ligar na central de atendimento da Previdência Social não teve a perícia confirmada.
"O auxilio doença é um benefício transitório mesmo. Ele não é permanente. Quando a pessoa passa pela perícia médica já sabe que ele vai receber o benefício. O médico geralmente fixa uma data para a pessoa retornar para fazer a perícia", contou o gerente do INSS, Silvano Lira.
Quem tem direito aos benefícios pelo INSS e não faz perícia médica há pelo menos dois anos, precisa procurar o INSS. Caso contrário pode ter o seguro cancelado. "A maioria dessas pericias que estão sendo feitas, por essa revisão, o médico está dando alta para o segurado e ele tem que retornar ao trabalho. Por isso que eles estão sendo cancelados."
Sobre a situação de Silva o INSS disse que deve apurar o que aconteceu.

Pente-fino

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está fazendo um pente-fino nos benefícios desde o começo de agosto. Esses beneficiários estão há mais de dois anos sem perícia, por isso o órgão vai fazer uma revisão das aposentadorias. No caso de não atendimento à convocação ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso.

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com