sexta-feira, 4 de agosto de 2017

MAIS DE 60 CIDADES DO TOCANTINS ENTRAM EM ESTADO DE ALERTA PARA BAIXA UMIDADE. ARAGUAÍNA NEWS


Todos os outros municípios estão em estado de atenção. Umidade pode chegar a 12% em algumas cidades, mínimo recomendado pela OMS é de 60%.



Baixa umidade atinge diversas cidades no Tocantins (Foto: Clóvis Cruvinel/Divulgação)

Mais de 60 cidades do Tocantins entraram em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar. O percentual pode chegar a 12% em alguns municípios. O mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%. Todas as outras regiões do estado também estão com os índices abaixo do recomendado, entre 21% e 30%, considerado estado de atenção.
A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A metade sul do território está com alerta laranja do instituto e todo o restante tem alerta amarelo. A orientação para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas, que agravam ainda mais a situação neste período do ano.
A lista completa das cidades afetadas pode ser conferida no site do instituto. Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins são as maiores cidades afetadas. As temperaturas máximas na região podem chegar a até 35ºC. O alerta laranja também vale para partes de Goiás e do Mato Grosso.
O Tocantins já teve quase 5 mil focos de queimadas em 2017 e está em terceiro lugar no ranking nacional, atrás de Mato Grosso e do Pará. Até mesmo áreas de preservação e terras indígenas foram afetadas. Na região oeste do estado, na ilha do Bananal, os brigadistas estão usando fogo controlado no combate às chamas que atingem a vegetação.


G1 To 


Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com