quinta-feira, 10 de agosto de 2017

SINTET REPUDIA AGRESSÃO DE EX-ALUNO A DIRETOR E OFERECE APOIO JURÍDICO; SEDUC ANALISA EPISÓDIO. ARAGUAÍNA NEWS



Diretor do Colégio Guilherme Dourado, Mariano Soares da Costa atua como professor há 30 anos
O caso de agressão de um ex-aluno do Colégio Estadual Guilherme Dourado ao diretor da unidade, Mariano Soares da Costa, gerou reação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) que repudiou “veementemente o episódio” ocorrido nesta quarta-feira, 9, em Araguaína, em frente à escola. De acordo com a entidade, o também professor da unidade foi “atacado com violência”. O jovem é identificado pela imprensa araguainense como sendo Lucas Araújo Resplandes, de 18 anos.

Segundo a entidade, Lucas Resplandes foi expulso do Colégio Estadual Guilherme Dourado justamente por agressão. O Sintet reforça que o ambiente hostil é uma realidade na rede de educação. “Assim como o professor Mariano Costa, que também é diretor daquela unidade de ensino, milhares de profissionais são vítimas de violência e até mesmo de ameaças de morte”, anota o sindicato.

“É diante deste cenário que profissionais da Educação trabalham. Não bastasse à desvalorização profissional é essa a realidade enfrentada dentro e fora dos muros das escolas por estes trabalhadores e trabalhadoras”, acrescenta o Sintet.

Diante do caso, o sindicato reforçou que vai prestar o apoio jurídico necessário a Mariano Soares da Costa. “O professor merece respeito e reverência, pois tem dedicado quase 30 anos de sua vida a levar conhecimento e a cultivar a aprendizagem”, conclui o Sintet.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou ao CT que vai averiguar o caso e já analisa as imagens do ocorrido. “A Seduc reitera que já está em posse do vídeo em questão e que, tão logo seja elucidada a questão, irá tomar as medidas cabíveis”, anotou em breve manifestação à imprensa.

Frustrado
Após o episódio, Mariano Soares da Costa contou estar “frustrado e triste” com a situação. “Sempre procurei zelar pelo bem e aprendizado dos meus aluno. Tenho quase 30 anos de educação. Muitos aqui já foram meus alunos e sabem do meu trabalho”, afirmou ao AF Notícias, Araguaína. Ainda segundo o veículo, apesar da repercussão, o diretor ainda foi ameaçado por Lucas Resplandes e amigos nas redes sociais. Um boletim de ocorrência já teria sido realizado.

Leia abaixo a íntegra das notas do Sintet e Seduc:

"SINTET repudia violência contra o professor Mariano

O Sindicato dos trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) em nome da categoria repudia veementemente o episódio ocorrido na última quarta-feira, 9, com o professor Mariano Soares da Costa, em Araguaína, Região Norte do Tocantins.

O professor Mariano foi atacado com violência por um ex- aluno, anteriormente expulso por agressão, em frente ao Colégio Estadual Guilherme Dourado.

Assim como o professor Mariano, que também é diretor daquela unidade de ensino, milhares de profissionais são vítimas de violência e até mesmo de ameaças de morte.

É diante deste cenário que profissionais da Educação trabalham. Não bastasse à desvalorização profissional é essa a realidade enfrentada dentro e fora dos muros das escolas por estes trabalhadores e trabalhadoras.

O Sintet além de se solidarizar com o professor Mariano, também lhe presta apoio jurídico, através da assessoria jurídica sindical.

O professor Mariano, merece respeito e reverência, pois tem dedicado quase 30 anos de sua vida a levar conhecimento e a cultivar a aprendizagem.

José Roque Santiago
Presidente do SINTET"


"A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que irá averiguar o caso que aconteceu do lado de fora de uma escola estadual de Araguaína, no norte do Estado, envolvendo o diretor da unidade e um ex-aluno maior de idade. A Seduc reitera que já está em posse do vídeo em questão e que, tão logo seja elucidada a questão, irá tomar as medidas cabíveis." 


Portal : Cleber toledo 

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com