terça-feira, 22 de agosto de 2017

TOCANTINS SEDIA 9° ENCONTRO REGIONAL DE ONGS CONTRA A AIDS DA REGIÃO NORTE. ARAGUAÍNA NEWS


O Tocantins sediará o 9º Encontro Regional de ONGs contra a Aids da Região Norte. Evento terá abertura nesta terça-feira, 22, às 18 horas, no Turim Palace Hotel, quadra 103 Norte, em Palmas, e reunirá ativistas de Organizações Não governamentais (ONGs), redes e movimentos que trabalham direta ou indiretamente na luta contra a AIDS na região.
Nesta edição, o encontro vai abordar três eixos do contexto atual do país: econômico/político, análise e enfrentamento do conservadorismo e desafios da sociedade civil no enfrentamento de barreiras, e desdobramentos para o fortalecimento da luta norte contra a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Também serão abordadas questões ligadas à crise de imigração na fronteira Brasil/ Venezuela, redução de danos e a luta contra a Aids, desafios geográficos e de financiamento ao trabalho das Organizações da Sociedade Civil, além de outros temas relevantes para a resposta das Organizações da Sociedade Civil na região Norte do país.
Para Henrique Ávila, coordenador do encontro, o evento visa discutir e planejar ações de mobilização regional e levar estes pontos ao encontro nacional, que será realizado em Natal, no mês de novembro. “A região norte do País possui características bem peculiares da epidemia de Aids e da saúde pública, e estes eixos precisam ser levados em consideração na formulação de políticas sociais”, observou.
A assessora da área de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ Aids) e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde, Sâmia Chabo, destaca que o encontro será de suma importância porque atrela o fortalecimento do controle social, onde os movimentos sociais e as organizações não governamentais darão suas contribuições, direta, às ações de prevenção e controle das DST/Aids e Hepatites Virais, inclusive dentro das especificidades da região Norte do país.
“Salientamos que este evento ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, e tem o prazer de contar com a presença das ONGs e Organização da Sociedade Civil dos demais Estados da região Norte, além de palestrantes de renome nacional, somando assim suas experiências e contribuições”, disse, ressaltando o empenho do coordenador do ERONG, Henrique Ávila, para que o evento pudesse ser concretizado.
A programação conta ainda com palestras sobre a Prevenção combinada: impactos e o papel da sociedade civil na sua efetivação, ministrada por representantes do Ministério da Saúde; a Prevenção, Racismo, Feminicídio, Drogadição e Invisibilidades no contexto da AIDS, abordado pela diretora da Casa 8 de Março, Bernadete Aparecida, e Álvaro Mendes como moderação. O público também terá acesso ao tema Comunicação em AIDS: Prevenção para além das redes sociais, com o palestrante Liandro Lindner, de São Paulo.
O evento segue até dia 26 de agosto e conta com apoio da Secretaria de Saúde, por meio da Superintendência da Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde/Diretoria de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis/Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais.
ATN TO

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com