sexta-feira, 29 de setembro de 2017

CARTEIRINHA QUE GARANTE AO IDOSO VIAGENS DE GRAÇA NÃO ESTÁ SENDO EMITIDA NO TOCANTINS. ARAGUAÍNA NEWS




Dona de casa diz que aguarda documento há três meses. Governo diz que o material de impressão está em falta e, por isso, a carteirinha não pode ser emitida no momento.




Idosos estão sem receber carteirinha que dá direito a viagens de graça entre os municípios do Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)





carteirinha que garante ao idoso viajar de graças pelos municípios do Tocantins não está sendo emitida. Sem o documento, quem tem direito ao benefício fica prejudicado. É o caso da dona de casa Maria de Lourdes, de 64 anos, que pediu a carteirinha há três meses e ainda não recebeu o documento. 
Ela vive com um salário mínimo e no final do mês sobra pouco para viajar e visitar a família. Por isso solicitou a carteirinha que garante o transporte gratuito entre cidades do estado. “Eu tendo a carteirinha vou economizar, já vai facilitar um pouco porque a água, energia e gás, nada é barato”
Mas o documento não chegou. “Três meses e nunca ficou pronto. Eu acho ruim porque posso precisar viajar. E eu fico como? Não tenho dinheiro para viajar e não tenho carteirinha”.
A carteirinha do idoso, que dá o direito de viajar de graça entre as cidades tocantinenses, é confeccionada pela Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social. Mas o governo diz que o material no qual o documento é impresso está em falta e, por isso, não pode ser emitido agora.
Viajar de graça entre estados é um direito garantido pelo Estatuto do Idoso, já a viagem intermunicipal gratuita é resultado de uma lei estadual. Por isso, para ter acesso aos benefícios, são necessários dois cartões diferentes. Nos dois casos, dois assentos dos ônibus devem ser oferecidos sem cobrança.
Depois de preenchidas essas vagas, o idoso deve pagar 50% do preço da passagem. As regras para ter acesso a essas facilidades são poucas. “Precisa ter idade igual ou superior a 60 anos e ter uma renda de até dois salários mínimos”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Simone Fontenelle.
Apesar de não estar imprimindo a carteira do idoso intermunicipal, a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social informou que o idoso que precisar viajar, pode solicitar uma declaração que substitui o documento.


G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com