segunda-feira, 2 de outubro de 2017

APÓS FICAREM SUSPENSOS POR 3 MESES, PLANTIOS VOLTAM A SER REALIZADOS NO TO. ARAGUAÍNA NEWS


Atividade fica proibida entre 1º de julho e 30 de setembro para prevenir doenças nas lavouras. Safras que serão colhidas em 2018 podem ser plantadas entre 1º de outubro e 15 de janeiro.



Soja é o principal produto de exportação do Tocantins (Foto: Adapec/Divulgação)
Soja é o principal produto de exportação do Tocantins (Foto: Adapec/Divulgação)

Após ficarem suspensos por três meses, os plantios de novas lavouras de soja podem voltar a ser realizados no Tocantins neste domingo (1º). A atividade fica suspensa neste período para o vazio sanitário, que é o intervalo entre uma safra e outra em que nada é plantado para evitar a proliferação de doenças nas plantas. As novas lavouras podem ser criadas até o dia 15 de janeiro.
As safras que começam a ser plantadas agora só devem ser colhidas em 2018. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) explicou que o principal objetivo do vazio sanitário é atrasar o aparecimento do fungo para a próxima safra. Os fungos diminuem a produtividade e forçam a aplicação de fungicidas que, quando usados em grandes quantidades, diminuem a qualidade do produto e fazem mal a saúde humana.
Esta medida já havia sido adotada pela Adapec na última safra, entre 2016 e 2017, mas muitos produtores desobedeceram às regras. Segundo a agência, foram monitoradas mais de mil propriedades em todo o estado, sendo que cerca de 160 delas foram notificadas por problemas relacionados ao plantio fora de época. Nove fazendas foram autuadas e tiveram produtos destruídos.
A Adapec alertou que desobedecer ao calendário de plantio pode levar a uma praga de ferrugem asiática em larga escala.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com