terça-feira, 31 de outubro de 2017

DESMATAMENTO CAI 55% EM UM ANO NO TOCANTINS, DIZ INSTITUTO. ARAGUAÍNA NEWS


Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que monitora o desmatamento em toda a região da Amazônia Legal. TO foi o que menos desmatou entre 9 estados onde o índice foi medido.





Desmatamento é monitorado por satélite pelo Inpe (Foto: Divulgação)
Desmatamento é monitorado por satélite pelo Inpe (Foto: Divulgação)
O desmatamento no Tocantins caiu 55% em um ano, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre os nove estados da região da Amazônia Legal, o Tocantins foi o que menos desmatou, com 26 km² de área devastada entre agosto de 2016 e julho de 2017.
O resultado é o melhor da série histórica, que começou em 1988. O Inpe afirma que a região é monitorada por quatro satélites independentes. Um é norte americano, um indiano, um inglês e um é de uma parceria entre a China e o Brasil. A medida é para garantir que o monitoramento não seja prejudicado pela presença de nuvens, por exemplo.
Os outros estados monitorados são o Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. O Amapá foi o único que apresentou aumento na taxa, com 31 km² desmatados no mesmo período.
Em toda a região, houve uma diminuição média de 16% no tamanho das áreas desmatadas. Mesmo assim, a Amazônia brasileira teve mais de 6,6 mil km² devastados pela exploração ilegal. 2,4 mil km² foram desmatados no Pará, que ainda é o estado que mais desmata no Brasil.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com