sexta-feira, 6 de outubro de 2017

EM OITO MESES, MAIS DE 10,7 MIL EMPRESAS SÃO ABERTAS E 1,3 MIL FECHADAS NO TOCANTINS. ARAGUAÍNA NEWS


Dados são da Junta Comercial do Tocantins. Especialista diz que a extinção de empresas é causada pela falta de planejamento estratégico e baixa gestão empresarial.


De janeiro a agosto deste ano, 10.757 empresas foram abertas em todo o estado. Os dados são da Junta Comercial do Tocantins, onde são registrados a abertura e o fechamento das empresas. No mesmo período, conforme o levantamento, 1.340 foram extintas.
O empresário Rogério Honório Oliveira faz parte do grupo de pessoas que resolveram investir em um novo negócio este ano. Em maio, ele abriu um restaurante na quadra 104 Norte, em Palmas. Antes disso, ele até pensou em ir embora da cidade, mas resolveu apostar no empreendimento.

Rogério fez planejamento, escolheu um bom ponto comercial e gostou do resultado (Foto: Jesana de Jesus/G1)
Rogério fez planejamento, escolheu um bom ponto comercial e gostou do resultado (Foto: Jesana de Jesus/G1)

Para montar o novo negócio, olhou, planejou e escolheu um lugar estratégico. "Procuramos um ponto em muitos lugares e achamos este aqui porque fica perto das empresas e dos órgãos púbicos e resolvemos abrir", contou.
Com sete funcionários, ele argumenta que a empresa cresceu mais do que ele imaginava. "Está suprindo as nossas expectativas, mais do que imaginávamos. O movimento é bom e a clientela é boa também". Antes de abrir o empreendimento, Rogério já tinha montado outros três restaurantes maiores, mas contou que resolveu vender. A intenção desta vez foi abrir um pequeno negócio.
O número de empresas que foram montadas este ano está na média do que foi registrado nos anos anteriores. No ano de 2016, 13.697 pessoas resolveram investir em um negócio. Em 2015, foram 13.769.
Número de empresas abertas no Tocantins
201520162017 (Até agosto)
13.76913.69710.757
A gerente de atendimento e soluções do Sebrae, Bárbara Nunes, explicou que existem alguns fatores que propiciam a abertura de novos negócios. “São dois fatores: a primeira é a oportunidade, quando a pessoa encontra algo que atende uma demanda do mercado. E a segunda é por necessidade, para aumentar renda ou porque perdeu emprego, por exemplo. A todo tempo o empreendedorismo é bem visto pela sociedade porque fortalece a economia", explicou.
Os microempreendedores individuais - chamados de MEI - estão em maior número no Tocantins. São 7.841. O MEI trabalha sozinho e com no máximo um funcionário. O capital deve ser de até R$ 60 mil. Os microempreendedores não precisam de contador para fazer a declaração anual e isso facilita a abertura do negócio.
Enquanto muitos abrem um novo negócio, há empresários fechando estabelecimentos no estado. De janeiro até agosto, foram 1.340 empresas fechadas, a maioria são empresas de sociedade limitada. No ano passado, foram 1.947 e em 2015, 2.418 negócios encerrados.
Número de empresas fechadas no Tocantins
201520162017 (Até agosto)
2.4181.9471.340
Segundo Bárbara, o fechamento de empresas está relacionado com a baixa gestão empresarial e a falta de planejamento estratégico. "Alguns empresários não têm planejamento das finanças e não sabem separar o que é patrimônio pessoal e da empresa. Falta ainda o planejamento estratégico. O profissional abre por impulso, não planeja o quanto precisa vender para custear as despesas, não faz pesquisa com fornecedores e nem pesquisa de mercado".
Na capital, os dados mostram que este ano 2.473 empresas foram abertas e 428 foram fechadas.

Fonte: G1 To 

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com