terça-feira, 31 de outubro de 2017

JUSTIÇA DÁ SETE DIAS PARA ESTADO FORNECER LENÇÓIS A HOSPITAIS PÚBLICOS DO TOCANTINS. ARAGUAÍNA NEWS


Falta de lençóis é recorrente nos hospitais do estado. Neste mês, grávidas internadas em Palmas tiveram que ser transferidas para outra cidade por causa do problema.


Governo terá que regularizar fornecimento de lençóis num prazo de sete dias (Foto: Cinthia Abreu/Defensoria Pública do Tocantins)
Governo terá que regularizar fornecimento de lençóis num prazo de sete dias (Foto: Cinthia Abreu/Defensoria Pública do Tocantins)
O Governo do Tocantins tem sete dias para regularizar o fornecimento de lençóis e outros itens de rouparia nos hospitais públicos do estado. O problema já foi relatado pelo G1. Neste mês, grávidas internadas na Maternidade Dona Regina precisaram ser transferidas para o Hospital de Miracema porque a unidade em Palmas não tinha roupas limpas para fazer a cesariana. No início deste ano, a falta de lençóis limpos provocou um surto de superbactérias na UTI do Hospital Geral de Palmas, segundo o MPE.
G1 aguarda o posicionamento da Secretaria Estadual da Saúde.
O pedido foi feito pela Defensoria Pública do Tocantins. Na decisão, o juiz Manuel de Faria Reis Neto argumenta que “a falta de tecidos compreendidos por lençóis, roupas para os servidores e campos cirúrgicos, além de impedir o regular funcionamento dos hospitais, impõe aos pacientes um maior tempo de espera por cirurgias e procedimentos, causando-lhes maior sofrimento físico e agravamento de seu estado clínico”.
A justiça também determinou que, no mesmo prazo, seja feita a substituição dos monitores que não possuem a função de oximetria, que mede os sinais vitais dos pacientes.
Na decisão, o juiz determinou a notificação dos secretários de saúde, da administração e da fazenda, além dos diretores do Hospital Geral de Palmas, do Hospital Infantil e do Dona Regina. Caso a decisão não seja cumprida, eles serão responsáveis por pagar a multa. O valor é de R$ 1 mil por dia até o limite de R$ 100 mil.
G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com