quarta-feira, 25 de outubro de 2017

PREFEITURA DE ARAGUAÍNA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR FALTA DE CHUVAS. ARAGUAÍNA NEWS


Decreto publicado pelo município dispensa licitações para compra de produtos necessários para o combate a queimadas. Medida foi tomada após cidade registrar mais de 4 mil focos do fogo no ano.

Brigadistas combatem ao fogo em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Brigadistas combatem ao fogo em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A Prefeitura de Araguaína decretou situação de emergência pela falta de chuvas na região. A cidade fica no norte do Tocantins e é a segunda maior do estado. A medida foi tomada após o municipio registrar mais de 4 mil focos de queimadas em 2017. O número é quase quatro vezes maior do que o registrado em todo o ano anterior.
Com o decreto, já publicado no Diário Oficial da cidade, ficam dispensadas licitações para a compra de produtos necessários para o combate a queimadas. A Defesa Civil da cidade também deve receber ajuda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente em ações de conscientização, pesquisa e monitoramento.
Também deve ser disponibilizado um carro pipa para atender aos moradores da zona rural, que estão sofrendo problemas no abastecimento de água. As medidas têm validade de 120 dias.
As queimadas devastaram grandes áreas em todo o Tocantins. O mês de setembro teve o pior resultado já registrado, com mais de 10 mil focos. Em todo o ano já foram identificados 21 mil casos. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Em Carmolândia, cidade próxima à Araguaína, uma pessoa morreu durante o combate às chamas. Mais de mil animais também morreram após um incêndio devastar oito fazendas.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com