quarta-feira, 1 de novembro de 2017

COM OBRAS CONCLUÍDAS, UTIs PEDIÁTRICAS AGUARDAM EQUIPAMENTOS PARA FUNCIONAR. ARAGUAÍNA NEWS


Instalação dos equipamentos e mobiliários será feita pelo Estado, conforme acordo firmado com a Prefeitura de Araguaína. Leitos deveriam ter sido entregues em abril.



Obras de UTIs pediátricas foram concluídas em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)


Obra de ampliação de hospital é concluída em Araguaína

As obras para a construção de 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital Municipal de Araguaína foram concluídas após meses de atraso. Agora a unidade aguarda os equipamentos para começar a funcionar. A instalação do mobiliário e de todo o material da UTI e a contratação dos profissionais serão feitas pelo Governo do Estado, conforme ficou estabelecido em um acordo firmado com o município. 
Os leitos de UTI deveriam ter sido entregues em abril, mas as obras atrasaram. O secretário municipal de Saúde Jean Luís Coutinho disse que a prefeitura já informou ao governo que a construção já foi finalizada. "Estamos aguardando. O Estado comunicou que esta semana vai começar a enviar os equipamentos. Primeiro os mobiliários, como ar-condicionado, maca, cama, os utensílios que têm de ser de UTI e depois os equipamentos de UTI".
Em 2010, o Ministério Público Estadual recebeu 70 solicitações para atendimento em UTIs pediátricas, 52 solicitações foram atendidas e em 18 casos as crianças morreram aguardando vaga.
Em janeiro de 2014, a promotoria propôs uma ação contra o governo estadual solicitando a instalação de leitos de UTI pediátrica em Araguaína. E em julho do ano passado, a Justiça chegou a bloquear R$ 643 mil das contas do governo.
A filha da farmacêutica Mayara Cabral tinha dois anos quando ficou doente e precisou ser encaminhada para uma UTI. Ela conseguiu a transferência da filha para Palmas, mas a criança não resistiu. "Se tivesse a UTI aqui pode ser que a minha filha não tivesse sobrevivido, mas teria evitado o estresse, a correria, o desgaste, saber se acha ou não acha vaga.
Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que a partir do dia 6 de novembro, uma equipe estará em Araguaína para se reunir com os técnicos locais para definição do fluxo e operacionalização da UTI, junto com a entrega de imobiliário. Os materiais e equipamentos vão ser entregues depois da definição dos processos e do treinamento final para a abertura dos leitos.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com