terça-feira, 28 de novembro de 2017

PALMAS É A 2ª CAPITAL COM MAIOR INCIDÊNCIA DE INFECTADOS POR HPV, DIZ PESQUISA. ARAGUAÍNA NEWS


Segundo estudo, 61,8 % dos entrevistados em Palmas estão contaminados com o vírus. Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.





Procura pela vacina é baixa em Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Procura pela vacina é baixa em Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que Palmas está em segundo lugar entre as capitais com maior incidência de HPV. Segundo o estudo, 61,8 % dos entrevistados estão contaminados com o vírus. Palmas aparece atrás somente de Salvador que tem índice 71,9 %.
Essa infecção é associada a vários tipos de câncer, principalmente ao de colo de útero, mas também de pênis, de vulva, de canal anal e de orofaringe, e o tratamento é complicado. Apesar das constantes campanhas de vacinação, em Palmas a procura foi baixa neste ano especialmente entre os meninos.
A pesquisa foi realizada em 26 capitais brasileiras e Distrito Federal. Das 7.586 pessoas entrevistadas em todo Brasil, 2.669 foram analisadas para tipagem de HPV. Das pessoas testadas, cerca de 54,6 % apresentaram o vírus, sendo que 38,4 % destes participantes apresentaram HPV de alto risco podendo desenvolver câncer.
O estudo foi composta por 5.812 mulheres e 1.774 homens, sendo a média de idade de 20,6 anos. O estudo é uma parceria do Ministério da Saúde, o Hospital Moinhos de Vento (RS), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina (FMUSP) – Centro de Investigação Translacional em Oncologia), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Secretarias Municipais de Saúde das capitais brasileiras e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Entenda

O HPV é considerado a principal causa do câncer de colo de útero. O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) é a doença sexualmente mais comum que existe. Atinge tanto homens quanto mulheres, e pode causar verrugas ou feridas genitais. A estimativa é de que 90% dos casos de câncer de útero sejam causados pelo vírus.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com