segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

NÚMERO DE QUEIMADAS SOBE 51% E TOCANTINS TEM O SEGUNDO PIOR RESULTADO DA HISTÓRIA. ARAGUAÍNA NEWS


Balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que faz o monitoramento desde 1998. Em todo o Brasil, o número de queimadas é o maior já registrado.

Tocantins registrou mais de 22 mil focos de queimadas (Foto: Frederick Borges/Governo do Tocantins)

Tocantins registrou mais de 22 mil focos de queimadas (Foto: Frederick Borges/Governo do Tocantins)
O número de queimadas no Tocantins é o segundo maior já registrado em toda a história. Os dados começaram a ser medidos em 1998. Até este domingo (10) o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) já tinha registrado 22.526 focos no estado. O monitoramento é feito por satélite e capta apenas os grandes focos de calor, sem registrar casos de incêndios em terrenos baldios, por exemplo.
O recorde anterior era de 2010, quando houve mais de 25 mil focos de queimadas ao longo do ano. O número de 2017 é 51% maior que o resultado total de 2016, quando o estado teve 14.856 focos. O mês que teve a quantidade mais expressiva foi setembro, com mais de 10 mil focos nos 30 dias.
O fogo devastou grandes áreas em parques ambientais e causou prejuízos em fazendas de várias regiões. Em Carmolândia, um vaqueiro que ajudava no combate às chamas morreu. Mais de mil animais de oito fazendas da região também morreram.
Para o pesquisador Alberto Setzer, responsável no Inpe por coordenar o monitoramento de queimadas no país, a estiagem prolongada em boa parte dos estados e a ausência de fiscalização estão entre as principais causas da propagação do fogo.
Vários estados ficaram sem chuvas, propiciando que os incêndios se alastrassem e atingissem áreas maiores, diz. "Mas o principal foi o descontrole por parte da fiscalização, porque a gente está falando em crimes sendo cometidos."

G1 TO

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com