quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

MAIS DE 2,6 MIL VEÍCULOS FORAM FURTADOS E ROUBADOS NO TOCANTINS EM DOIS ANOS. ARAGUAÍNA NEWS


Quase a metade dos casos aconteceu em Palmas e os principais alvos dos criminosos são as motocicletas. Polícia Militar dá dicas para proteger os veículos e tentar evitar os crimes.Por TV Anhanguera





Quase metade dos furtos foram registrados em Palmas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas)


Números mostram que mais de 2,6 mil veículos foram roubados em dois anos no Tocantins

Nos últimos dois anos, 2.622 furtos de veículos foram registados em todo o estado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Quase metade dos casos, 1.130, ocorreram em Palmas. Por outro lado, apenas 184 foram recuperados na capital em 2017. Os alvos preferidos dos criminosos são as motocicletas e em muitos casos, segundo a polícia, os donos se tornam vítimas por falta de cuidados básicos. 
A gerente operacional Ednaria Cardoso foi uma dessas vítimas. Ela conta que costumava deixar a moto na calçada de onde trabalha. Até que um dia, depois do expediente, não encontrou mais o veículo. "Olhei do lado onde eu deixava, que tinha uma sombra, ela também não estava. Como estava escuro eu fiquei com muito medo. Peguei a lanterna do celular, olhei e a moto não estava mais", lembrou.
O estudante Israel Primo teve a moto furtada na frente da faculdade onde estuda. Na hora, ele diz que chegou a pensar que era brincadeira de algum colega, porém nunca mais encontrou o veículo. "Quando eu sai, não tinha marca de cadeado no chão, não tinha nada. Ela foi simplesmente retirada. Tinha outras 20 motos no mesmo local e levaram", contou.
Como trabalha de motoboy, ele teve que se endividar para comprar uma nova moto e não ficar sem trabalhar. Mesmo assim, ainda continua tendo prejuízos por causa do veículo roubado.



"Chegaram cinco multas aqui em casa dessa placa da minha moto. Ela está sendo utilizada em outra moto para trabalhar, porque essa moto aparece com uma caixa de ferramentas na garupa, máquina de solda e tudo mais. A moto é totalmente diferente, mas a placa é minha", afirmou.
Conforme os dados oficiais, dos 623 casos de furtos e roubos registrados em Palmas, apenas 184 veículos foram recuperados. A gerente operacional até conseguiu a moto de volta, mas em péssimo estado.


Orientações

Segundo a Polícia Militar, as motos são os veículos mais procurados pelos criminosos. "Geralmente são veículos que as pessoas não atentam para esses cuidados. Por exemplo, a ignição está com defeito e a pessoa não troca. Deixando o veículo à mercê do criminoso. Ele chega com uma chave e abrem o veículo com facilidade", disse o tenente Irenilton Cruz.
O militar deu algumas dicas de segurança para evitar os furtos:
  • Tomar cuidado com o local que vai estacionar o veículo. Verificar sé é um local ermo, isolado ou se há pessoas em atitude suspeita. Sempre que ver pessoas que estão com comportamento suspeito, acionar a polícia;
  • Utilizar utensílios que vão dificultar a ação de criminosos, como as travas no disco do freio, na corrente e alarmes;
  • Não deixar objetos valiosos a mostra.
Conforme o militar, as ações de policiamento estão sendo feitas. "A polícia continua intensificando o patrulhamento em prol de prevenir esse tipo de roubos. Em 2017, nós tivemos uma redução nesse tipo de crime e recuperamos 78 veículos, na área do 1º batalhão. Mostra que a ação da Polícia Militar vem sendo eficiente", explicou o tenente.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com