quarta-feira, 4 de abril de 2018

CONCESSIONÁRIA TERÁ QUE INDENIZAR 7 MIL USUÁRIOS POR USAR CLORO VENCIDO NA ÁGUA. ARAGUAÍNA NEWS


Irregularidades foram apontadas em 1999, há 19 anos. Empresa foi condenada, mas recorreu e só agora o Tribunal de Justiça deu uma decisão; mesmo assim, ainda cabe recurso.

BRK Ambiental atualmente atende 47 cidades do Tocantins (Foto: BRK Ambiental/Divulgação)BRK Ambiental atualmente atende 47 cidades do Tocantins (Foto: BRK Ambiental/Divulgação)
BRK Ambiental atualmente atende 47 cidades do Tocantins (Foto: BRK Ambiental/Divulgação)
A concessionária de água BRK Ambiental terá que indenizar mais de 7 mil consumidores que receberam água tratada com cloro vencido em Araguaína, norte do Tocantins. A irregularidade foi descoberta em 2001, quando a empresa ainda se chamava Saneatins, mas só agora o Tribunal de Justiça deu uma decisão sobre o caso.
A concessionária deverá restituir os valores pagos pelos consumidores referentes há 14 meses, entre 1999 e 2001, com juros. Uma perícia deve ser feita para apurar os valores pagos na época e identificar os consumidores atingidos.
A concessionária já havia sido condenada após uma ação do Ministério Público Estadual (MPE), ainda em 2001, mas recorreu ao TJ. Agora, a obrigação do pagamento das indenizações deve recair sobre a BRK Ambiental, que sucedeu a Saneatins. Porém, ainda cabe recurso da decisão.
A empresa BRK Ambiental, que assumiu a concessão, informou que vai apresentar recurso para continuar sua defesa neste processo.

Entenda

O MPE informou que, em abril de 2001, foram encontrados quatro tambores de cloro granulado vencido há quase um ano sendo usados em uma estação de tratamento de água em Araguaína. O centro distribuía água para pelo menos 17 setores da cidade e 7.241 consumidores foram atingidos.
Naquela época, um funcionário informou que o produto estava sendo utilizado por ordem do técnico operacional. O técnico, por sua vez, disse ter sido autorizado pela química responsável a fazer uso do produto vencido. Porém, deveria aumentada a quantidade dissolvida na água para compensar possível perda do princípio ativo do produto.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com