quarta-feira, 18 de abril de 2018

FAMÍLIAS SÃO RETIRADAS DE FAZENDA NO NORTE DO TOCANTINS APÓS REINTEGRAÇÃO DE POSSE. ARAGUAÍNA NEWS


Justiça deu uma liminar aos donos da propriedade que obrigou os camponeses a deixarem o local. Eles estavam na fazenda há cerca de 10 anos, segundo a Defensoria Pública Estadual.

Maioria das famílias saíram antes da chegada da polícia (Foto: Divulgação/ Defensoria Pública Estadual)
Maioria das famílias saíram antes da chegada da polícia (Foto: Divulgação/ Defensoria Pública Estadual)
Famílias camponesas que estavam em uma fazenda em Palmeirante, no norte do Tocantins, há cerca 10 anos foram retiradas do local nesta terça-feira (17). A medida foi tomada após uma liminar da Justiça que determinou a reintegração de posse da propriedade. A Defensoria Pública Estadual afirma que 19 famílias foram afetadas.
A defesa dos camponeses argumentou que o dono da terra não mora no Brasil e por isso não poderia exercer a posse sobre a fazenda. Além disso, afirma que os moradores já tinham estrutura consolidada no local, com criações de animais e pequenas plantações. A Justiça rejeitou os argumentos.
O acampamento fica entre duas fazendas. O dono de uma delas não aceitou a negociação para ceder a terra à reforma agrária e é esta área que está sendo disputada na Justiça. As famílias que estão no lado da cerca onde o dono aceitou ceder a terra não foram afetadas.
Quando a Polícia Militar chegou para realizar a reintegração apenas uma família continuava no local. Eles foram auxiliados pela Defensoria Pública e pela Comissão Pastoral da Terra e saíram pacificamente, não houve conflito. A Defensoria não informou para onde as famílias foram levadas.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com