quinta-feira, 10 de maio de 2018

ELEITORES VÃO PODER USAR TÍTULO DIGITAL PARA VOLTAR NA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR. ARAGUAÍNA NEWS


Com o celular em mãos, eleitor pode se identificar por meio do aplicativo e-Título, sem necessidade de outro documento com foto. Veja como funciona.



Título digital substitui título de papel na hora de votar (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Título digital substitui título de papel na hora de votar (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)






Os eleitores vão contar com uma nova ferramenta para votar na eleição suplementar realizada no dia 3 de junho que escolherá o governador do Tocantins para o mandato tampão. É o título digital, que vai substituir o título de papel nas seções. Para isso, é preciso que os eleitores baixem o aplicativo e-Título. A ferramenta está disponível para sistema operacional Android e IOS. 
A versão digital tem novidades em relação ao documento tradicional. O e-Título exibe informações sobre quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização. Nos títulos que já passaram pela biometria, a foto do eleitor também está disponível.
Título digital substitui título de papel na hora de votar (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Não será necessário usar outros documentos, como RG ou Carteira de Habilitação."No caso do eleitor do Tocantins, onde todos eles estão cadastrados biometricamente, não é preciso outro documento oficial. O e-Título vai estar com a foto e a digital vai comprovar a identificação do eleitor", explica o secretário de T.I. do Tribunal Regional Eleitoral, Jader Gonçalves.
Gonçalves lembra que o celular não será levado à cabine. "O eleitor não pode levar o celular para a cabine, mas a identificação é feita junto com o mesário. Ele vai fazer a identificação, deixar o celular lá e vai se dirigir a cabine sem o celular", argumenta.
Apesar de os eleitores passarem a ter a possibilidade de apresentar na hora da votação apenas o celular ou o tablet com o e-Título, o documento tradicional, impresso, continuará valendo.
No caso de o eleitor optar pelo título de eleitor, ele terá que apresentar, como já é exigido atualmente pela Justiça Eleitoral, um documento com foto.


G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com