sexta-feira, 11 de maio de 2018

TOCANTINS TEM MAIS DE 3,5 MIL PRESOS E 1,5 MIL MANDADOS DE PRISÃO NÃO CUMPRIDOS. ARAGUAÍNA NEWS


Números fazem parte de um levantamento do Tribunal de Justiça. Objetivo é traçar o perfil dos presos e manter atualizado um sistema sobre a população carcerária.


Levantamento aponta que Tocantins tem mais de 3,5 mil presos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Levantamento aponta que Tocantins tem mais de 3,5 mil presos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Um levantamento feito pelo Tribunal de Justiça apontou que o Tocantins tem 3.504 presos e 17 foragidos. Desse total, 3.339 são homens e 152 são mulheres. O objetivo da pesquisa é traçar o perfil dos presos e manter atualizado um sistema único e nacional sobre a população carcerária.
Os dados mostraram também que 1.517 pessoas são procuradas pela polícia porque estão com mandados de prisão pendentes. As informações levantadas ajudam também a mostrar sob quais circunstâncias os presos foram parar atrás das grades.


Levantamento da população carcerária foi feito pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Levantamento da população carcerária foi feito pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



O juiz auxiliar ada presidência do Tribunal de Justiça, Adriano Gomes, explica que na maioria dos casos, a pessoa já cometeu mais de um crime e que o perfil médio aponta para um caminho preocupante.

"A gente verifica que um dos fatos que levam mais as pessoas à criminalidade é durante a juventude elas não terem uma estrutura familiar que propicie um ambiente saudável. Outra situação comum que a gente percebe é a baixa escolaridade, são fatores mais comuns que levam as pessoas a cometerem crime".
Outro dado do levantamento mostra que pelo menos seis a cada 10 presos já foram condenados. O restante ainda aguarda julgamento. As informações são atualizadas todos os dias em um sistema interligado nacionalmente.
Para o presidente da Comissão de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB, Marcelo Resende, a população carcerária tocantinense ainda é baixa se comparada com outros estados. Para ele, esse é um fator que deve ser usado como vantagem para melhorar o sistema.
"Se deixarmos como está e não combatermos os problemas existentes hoje, no futuro esses problemas se tornarão intransponíveis. Temos que combater hoje e achar uma solução enquanto temos condições de combatê-los".


G1 To



Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com