terça-feira, 26 de junho de 2018

MAIS DE 355 MIL ELEITORES DO TOCANTINS PRECISAM JUSTIFICAR VOTO POR NÃO COMPARECEREM ÀS URNAS . ARAGUAÍNA NEWS


Número de abstenções foi alto nos dois turnos da Eleição Suplementar. Eleitores faltosos têm 60 dias para regularizar o título; quem deixar de votar três vezes terá o título cancelado.




Eleitores têm até 60 dias para justificarem a ausência (Foto: TSE/Divulgação)


Eleitores têm até 60 dias para justificarem a ausência (Foto: TSE/Divulgação)
Os eleitores que não votaram na Eleição Suplementar para o governo do Tocantins agora precisam procurar um cartório para fica em dias com a Justiça Eleitoral. No primeiro turno, 306 mil deixaram de votar e no segundo foram mais de 355 mil eleitores que não compareceram às urnas. Quem não comparecer às urnas em três eleições terá o título cancelado. O prazo para justificar é de 60 dias.
Para justificar a falta, o eleitor precisa procurar o cartório eleitoral e preencher um requerimento de justificativa. Também é possível baixar o formulário pela internet enviar pelo correio para o juiz da zona eleitoral em que é cadastrado.
O eleitor que não justificar a falta poderá ser penalizado com o pagamento de multa por cada turno que deixou de votar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a ausência sem justificativa por três turnos consecutivos causa o cancelamento do Título de Eleitor.
Os eleitores precisam colocar o título em dias porque em outubro terão de voltar às urnas para eleger o presidente e vice-presidente, os governadores e vice-governadores, além de dois senadores, deputados federais e deputados estaduais. O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 de outubro, se haver necessidade.
Além disso, quem ficar com alguma pendência com a Justiça Eleitoral não pode solicitar documentos como CPF e passaporte, além de fazer matrícula em instituições de ensino público, assumir cargo em concurso público e receber benefícios sociais.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com