quinta-feira, 5 de julho de 2018

AFASTADO , MINISTRO DO TRABALHO DEPÕE NA PF SOBRE FRAUDE COM SINDICADOS. ARAGUAÍNA NEWS


Deputado Marquezelli (PTB-SP) também é alvo no caso de registros sindicais

O ministro do Trabalho, Helton Yomura (Foto: Edu Andrade/ ASCOM/Ministério do Trabalho)

A Polícia Federal voltou às ruas nesta quinta (5) para cumprir mandados em um desdobramento da Operação Registro Espúrio, que investiga fraudes na concessão de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho.
Desta vez, os alvos são o ministro do Trabalho, Helton Yomura, que já está afastado do cargo; e o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP). Os agentes cumprem 10 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária em Brasília e no Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também afastou o ministro.
Registro espúrio
Deflagrada em maio deste ano, a Operação Registro Espúrio mirou uma organização criminosa suspeita de fraudar a concessão de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho, além de investigar o loteamento do Ministério do Trabalho pelo PTB e pelo Solidariedade.
Segundo as investigações, a ordem de chegada dos pedidos para registro de entidade sindicais não era respeitada; a prioridade ia para pedidos intermediados por políticos. Além disso, o registro era obtido por meio de pagamento de vantagens indevidas.
Entre os alvos da PF estavam os gabinetes dos deputados Paulinho da Força (Solidariedade-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Wilson Filho (PTB-PB), na Câmara dos Deputados. A prisão deles chegou a ser pedida pela PF, mas foi negada pelo ministro do Supremo Edson Fachin. Os agentes estiveram ainda em sedes nacionais do PTB e do Solidariedade e de centrais sindicais.
A Operação Registro Espúrio é a terceira que mira a venda de registros sindicais envolvendo servidores da pasta. No governo Dilma, foram duas operações, envolvendo políticos ou prepostos do PDT no ministério. Apesar dos personagens e dos partidos serem outros, o negócio é o mesmo de sempre.

Diário do poder 

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com