quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Clima deve voltar a ficar seco no estado após chuvas surpreenderem moradores. Araguaína News


Chuvas em agosto são consideradas raras, mas foram registradas em várias regiões do estado. Em Gurupi houve até queda de granizo; estiagem deve ser retomada nos próximos dias.






Chuva fora de época teve até granizo em Gurupi (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



Doutor em recurso hídricos explica causas de chuvas intensas em Gurupi
Chuvas durante o mês de agosto são consideradas raras no Tocantins. Apesar disso, têm sido registradas em várias regiões e cidades do estado. Em Gurupi, na região sul, os moradores vivenciaram até a queda de granizo após 120 dias de estiagem.
Gurupi não tinha registro de chuva no mês de agosto há cerca de 10 anos. Nesta quarta-feira (15), o temporal chegou acompanhado de ventos com até 72 km/h. Árvores foram derrubadas e telhados danificados.
Em Palmas, a chuva apareceu após 110 dias de estiagem. Durante esta semana também houve registro de precipitação em Paraíso, Araguaína e Guaraí, entre outras cidades.
Segundo o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Luiz Cabral, as chuvas foram causadas devido enfraquecimento da massa de ar quente que cobre o estado. Isso possibilitou a entrada de umidade, que se aliou ao calor e produziu nuvens.
"Essas chuvas de agosto já existiram. É pouco comum, mas na memória climatológica elas estão registradas. Mais recentemente em 2009 e 2013 houve chuvas eventuais como essas", explicou.
Segundo ele, o fenômeno está enfraquecendo e a estiagem deve retornar. "Foi um fenómeno transitório que começou no sábado e está perdurando até hoje [quinta-feira], mas o sistema meteorológico que produziu isso está enfraquecendo e deve voltar ao curso normal do período de estiagem."

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com