quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Três veículos são roubados ou furtados por dia no Tocantins. Araguaína News


Segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram 616 roubos ou furtos registrados esse ano. Motocicletas são os principais alvos dos criminosos.




Furtos e roubos de veículos assustam moradores de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)










Números de furtos e roubos de veículos crescem na capital
O número de roubos e furtos de veículos nos últimos meses tem assustado os moradores. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins revelam que esse ano foram furtados ou roubados 616 veículos no estado, uma média de três por dia. Só em Palmas existem 316 registros. A polícia disse que as motocicletas estão no topo das ocorrências porque são mais fáceis de serem levadas. 
Faz seis meses que a moto da costureira Leidiane de Jesus foi roubada quando ela voltava de um curso e nunca foi encontrada. “Uns rapazes pararam de moto ao meu lado e mandaram eu parar. Eu não parei, eles mandaram novamente e já apontaram a arma para mim e eu parei a moto. Quando eu parei, desceu um rapaz da moto, já segurando o guidão, mandou eu descer e saí correndo sem olhar para trás”, contou.
Mesmo sem ter a moto, Leidiane segue pagando as parcelas de mais de R$ 500 do consórcio. “Faltam duas para eu terminar e a moto, nem esperança, nem notícia”.
No caso da técnica de enfermagem Angra Batista, não houve violência, mas o susto também foi grande. Ela estava trabalhando de plantão no Hospital Geral de Palmas quando a moto foi furtada no estacionamento da unidade.
“Eu, a princípio, não acreditei porque não é a primeira vez que isso aconteceu. Teve outros casos. Umas colegas de trabalho também já tiveram roubadas lá, inclusive, pessoas que têm carro tiveram as rodas roubadas”.
Furtos e roubos de veículos assustam moradores de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Furtos e roubos de veículos assustam moradores de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Furtos e roubos de veículos assustam moradores de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Segundo a polícia, parte dos criminosos que furta motos tem um objetivo, vender as peças na internet. “As pessoas que furtam as motos querem arrecadar fundos, ou para usuário de drogas e eles revendem as motos em grupos de aplicativo na internet. Virou um comércio ilegal”, explicou o delegado Rossilio Correia.
Na última terça-feira (28), a polícia prendeu em flagrante Marcos Eduardo Moreira Cunha, de 24 anos. Ele estava vendendo as rodas de uma moto num grupo de aplicativo. Investigadores chegaram até ele depois que o dono do veículo identificou as rodas sendo comercializadas. Ele contou que as peças foram furtadas em poucos minutos em que o veículo ficou estacionado na frente de casa.
O suspeito Marcos Eduardo foi solto depois de prestar depoimento e vai responder ao processo em liberdade. O sargento da PM, Carlos Fernandes Gáspio, disse que alguns locais são mais visados pelos assaltantes.
“Eles escolhem a moto que está em local mais ermo, mais afastada, onde não passa ninguém, um local escuro e locais de festas onde têm movimentação de pessoas”.
O delegado orienta que no caso de motos, instalar acessórios de segurança, é uma alternativa. “Se todo mundo colocasse cadeado, acabava os furtos de motos na capital, rastreador e alarme, se possível”.
Em relação aos furtos de motos no Hospital Geral de Palmas, a Secretaria Estadual da Saúde informou que no HGP existem agentes de portaria para o controle de acesso interno à unidade e catracas com acesso via cartões identificados por leitos. Além disso, segundo a secretaria, estão sendo realizados processos para contratar empresa de segurança patrimonial armada.

g1 tocantins 

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com