quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Moradores usam barco para passar por ruas de Araguaína após temporal. Araguaína News


Após estragos e alagamentos, manhã está sendo de limpeza e reparos. Parte do aeroporto da cidade foi interditado pelo Corpo de Bombeiros.






Moradores usam barco para navegar por ruas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Moradores usam barco para navegar por ruas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)




00:00/05:0
A manhã desta quarta-feira (5) em Araguaína, norte do Tocantins, está servindo para os moradores contabilizem os prejuízos e limpar os estragos causados pelo temporal. Foram mais de 80 milímetros de água em algumas regiões e ventos de até 50 km/h. Foi tanta água que alguns moradores usaram barcos para transitar pelas ruas da cidade.
Segundo o meteorologista Luiz Cabral, da Universidade Estadual do Tocantins, a quantidade de chuva foi mais que o dobro do esperado para o mês de setembro. Em pouco mais de uma hora, vários córregos transbordaram e pegaram muitos motoristas de surpresa.
"A forte massa de ar quente que atuava na região central do país, sobretudo no Tocantins, enfraqueceu e permitiu a entrada de umidade. Aliada ao calor, a umidade produziu um áreas de instabilidade e pancadas de chuva na região de Araguaína", explicou. Segundo o especialista o clima chuvoso deve continuar nos próximos dias.
Moradores usam barco para navegar por ruas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Estragos

Em pouco mais de uma hora de chuva, os rios que cortam a cidade transbordaram e causaram vários pontos de alagamento na tarde desta terça-feira (4). A enxurrada invadiu casas no bairro São João e causou prejuízos. A situação ficou pior, segundo a professora Daiana Lopes, por causa de obras que estão sendo feitas no local.
"Em menos de cinco minutos eu já tinha muita água dentro da minha casa. Prejuízo enorme. Tem tido prejuízo desde o começo das obras. Não foi só agora na hora da chuva, porque até as muretas que a gente usava para combater a água foram quebradas", reclamou.
Os ventos causaram estragos e derrubaram uma torre de internet. Além disso, parte da cobertura e forro do aeroporto da cidade desabaram. O local acabou sendo parcialmente interditado pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém se feriu.

Outro lado

A BRK Ambiental, responsável pelo saneamento, informou que a implantação da rede de esgoto no bairro São João não afetam o escoamento da água da chuva. Disseram ainda que estão seguindo todas as normas do município.
A Prefeitura de Araguaína informou que fez uma força-tarefa com as secretarias, defesa civil e assistência social para dar apoio aos moradores e verificar os pontos mais atingidos.

Temporal derrubou torre de energia em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Temporal derrubou torre de energia em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)













No aeroporto, a administração do local informou o terminal está tecnicamente operante para pousos e decolagens, e os passageiros não serão prejudicados.
Com relação à torre de internet, a empresa informou que o equipamento será normalizados durante a semana. A estrutura fornecia sinal para cidades da região norte e do Maranhão.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com