sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Tocantins registra mais de 150 casos de acidentes com aranhas em oito meses. Araguaína News

Um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do Tocantins mostra que entre janeiro e agosto de 2018 houve 157 acidentes envolvendo aranhas no estado, mais de um caso por dia. O número é 47% maior que o registrado no mesmo período de 2017.
A empacotadeira Domingas Cassiano estava lavando roupas em sua residência no momento em que foi picada por uma aranha no pé. Ela conta que sentiu muita dor na hora e chegou a pensar que fosse um inseto, mas quando olhou para o chão viu a aranha correr. Os inchaços começaram a se espalhar pelo corpo de Domingas que rapidamente foi para o hospital.
"Eu procurei a médica e ela disse pra mim que se eu não tivesse procurado logo a medicação, poderia ter sido mais grave", contou.
Em dias chuvosos as aranhas costumam abandonar tocas e bueiros para encontrar abrigo em residências. Mas segundo o biólogo Mário Saviato, o tempo de seca também estimula o aparecimento de algumas espécies tanto para a busca de alimentos como para a reprodução.
Ele alerta para o combate adequado de aranhas, e reforça que matar esses seres na tentativa de impedir o seu aparecimento, não é recomendável.
"Você não deve matar o animal, porque quando você retira esse predador potencial do ambiente, você faz com que as pragas que ele se alimenta, proliferem muito mais. E ao proliferarem, aparecem outros predadores talvez até mais perigosos que esse",
A maneira indicada para prevenir o aparecimento dessas espécies de aracnídeos começa por um quintal limpo, terreno sem entulho e lixo, além de manter a residência devidamente arejada e iluminada.

G1 To

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com