terça-feira, 23 de outubro de 2018

Abertas inscrições em Araguaína para concurso de decoração natalina com descontos no IPTU. Araguaína News















Araguainenses já podem se inscrever na segunda edição do concurso municipal de decoração natalina, o Natal de Luz. Os interessados têm até o 14 de dezembro para fazer a inscrição pelo site www.araguaina.to.gov.br. Os vencedores, nas categorias residência e comércio/indústria, serão premiados com desconto de até 70% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
O edital que regulamenta o concurso foi publicado no Diário Oficial nº 1.674, da última sexta-feira, 19. Nele consta que, para participar da disputa, é necessário que as pessoas físicas ou jurídicas estejam em dias com suas obrigações fiscais. As inscrições são gratuitas e a decoração é livre, desde que remeta aos motivos natalinos.
Também deverão ser entregues registros fotográficos na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Avenida Bernardo Sayão, nº 499, no Entroncamento, em horário comercial. Os registros devem ser impressos em cores e por meio digital, em pen drive ou CD. Sendo no mínimo duas fotos diurnas e três fotos noturnas da decoração.
Só serão elegíveis as decorações em área externa (fachada, jardim, vitrine). A decoração deverá estar montada do dia 14 ao 20 de dezembro, quando as equipes farão as avaliações. O resultado do concurso será divulgado no dia 21 de dezembro e a premiação entregue em 8 de janeiro.
Os vencedores de cada categoria terão isenção parcial no IPTU do ano seguinte ao da realização do concurso, da seguinte forma: 70% para o primeiro lugar, 50% para o segundo lugar e 30% para o terceiro lugar.
De olho nos critérios
Assim como na edição anterior, as decorações inscritas serão julgadas por uma comissão formada por sete membros, representantes dos seguintes órgãos e entidades: secretarias municipais da Educação, do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, do Planejamento e Tecnologia, do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), da Câmara Municipal de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).
Os critérios de avaliação serão beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual da decoração diurna e noturna. Cada critério receberá uma pontuação, sem fracionamento, que irá de cinco a dez pontos.
A comissão selecionará 10 classificados, sendo cinco da categoria residencial e cinco da categoria comercial/industrial. Dentre os classificados de cada categoria, serão escolhidos primeiro, segundo e terceiro colocados.
Usando a criatividade
A artesã Hivana Barros, conhecida por seus trabalhos em presépios, ensina como fazer uma decoração de Natal acessível ao bolso. De acordo com ela, é possível encontrar muitos itens em casa e usar a criatividade para moldar o material, como garrafa pet, latas de tinta, latas de óleo, garrafão de água mineral, sementes do cerrado, campanas de coco e cipó.
“Os cipós podem ser moldados em formato de bolas, que dá para usar em árvores de natal, fazendo um emaranhando e colocar uma luz embaixo, isso dará um efeito telado. As latas podem ser recortadas para montar uma casinha e pendurar com uma luz dentro. Até dá pra usar sementes e flores, como o pente de macaco e a axixá”.
Outros itens que a decoradora indica são meias e tênis usados. “Uma coisa que fica belíssimo é tênis velho, bem surrado e até com furos. Dá pra fazer um preparado com tinta e resina, usando as cores do natal e dando um aspecto mais endurecido. Assim, dá pra usar decorações junto, colocar um Papai Noel saindo do calçado, por exemplo. E usando preenchimento na meia, dá até pra escrever frases para a família”.

Gilberto Silva

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com