segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Mais de 6,2 mil gatos de energia elétrica são descobertos no TO. Araguaína News

Entre janeiro e setembro deste ano foram identificados 6.218 casos de furtos de energia elétrica em todo o estado. Em média, segundo a concessionária de energia, são identificadas e autuadas 700 ligações irregulares por mês. Além de ser um crime, os gatos de energia toram a tarifa mais cara para os demais consumidores.
Os furtos de energia também colocam em risco a população, pois as ligações irregulares podem deixar estruturas energizadas e causar acidentes fatais. Além disso, o crime de furto de energia é previsto no código penal com pena de um a quatro anos de reclusão e multa.
"Contamos com um sistema de inteligência que monitora em tempo real o perfil de consumo de cada cliente. Com a análise dessas informações, conseguimos identificar quais os locais suspeitos de furto de energia e enviar equipes em campo para apurar se há de fato uma fraude", explica o engenheiro eletricista Eurico Fioravante, gerente de Medição e Combate a Perdas da Energisa.
Os gatos também prejudicam o fornecimento e a qualidade da distribuição de energia e impactam diretamente a tarifa dos demais consumidores. "Parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros clientes. Quando alguém furta energia está prejudicando toda vizinhança", finaliza.
Denúncias podem ser feitas no telefone 0800 721 3330, pelo aplicativo da Energisa ou para a Polícia Civil.

G1 Tocantins 

Sobre o Autor

Araguaina News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com