terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Concurso da PM divulga notas de candidatos e lista de eliminados por suspeita de fraude. Araguaína News

Foram divulgadas na tarde desta terça-feira (29) as notas dos candidatos que fizeram o concurso público da Polícia Militar (PM) do Tocantins. O boletim de desempenho das provas objetivas e as folhas de respostas podem ser consultadas individualmente. O documento traz também os nomes de 23 candidatos que foram eliminados por suposta participação em uma tentativa de fraude.
As listas podem ser acessadas no site da AOCP Concursos, responsável pelo certame.
O concurso foi realizado em março de 2018 e está parado por causa de investigações sobre uma tentativa de fraude. Nesse período o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou duas vezes que o concurso fosse anulado.
G1 entrou em contato com o governo do estado e com a Polícia Militar e aguarda um posicionamento sobre a continuidade do concurso.
Em nota a AOCP informou que "até o momento as investigações demonstram, apesar da tentativa de fraude, a inexistência de qualquer prova de que algum candidato tenha obtido êxito em tal expediente, de forma a afetar a lisura do certame, e manifesta seu total apoio à operação policial realizada, comprometendo-se a contribuir, continuamente e de todas as formas necessárias, com a investigação, na certeza de que o concurso tenha seu resultado totalmente íntegro".

Entenda

O concurso da PM foi realizado em março de 2018 e as investigações começaram após a polícia encontrar respostas de prova em celular.
O concurso acabou sendo suspenso após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB). Naquela ocasião, o Tribunal de Justiça suspendeu atos do governo, incluindo o concurso da Polícia Militar. Essa liminar que perdeu seus efeitos, mas o concurso também está sendo impedido de continuar pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE).
No caso do TCE, um dos principais problemas apontados é que o Estado está bem acima do gasto com pessoal permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso também teria deixado de enviar informações sobre a realização do certame.
Segundo o Tribunal de Contas, o concurso vai continuar suspenso até o julgamento em plenário e isso ainda não tem data para acontecer.

O concurso

As provas do concurso foram aplicadas no dia 11 de março de 2018. Foram oferecidas 1 mil vagas para soldado e mais 40 para oficial da PM. Ao todo, mais de 70 mil pessoas fizeram as provas em 17 cidades.
O concurso também é composto por avaliação de capacidade física, avaliação psicológica, médica e odontológica e investigação social. A previsão inicial era que o resultado final de todas as etapas do concurso fosse divulgado em agosto deste ano.
O subsídio inicial durante o Curso de Formação de Oficiais é de R$ 4.499,52 e para o Curso de Formação de Soldados é de R$ 2.215,10.


G1 Tocantins 

Sobre o Autor

Araguaína News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com