terça-feira, 19 de março de 2019

Presidiário é flagrado fumando maconha enquanto cuidava da horta de cadeia. Araguaína News

Porção de maconha e isqueiro foram apreendidos — Foto: Divulgação/Seciju
O presidiário Estênio Gomes da Silva, que cumpre pena na Cadeia Pública de Araguatins, no norte do estado, foi flagrado por agentes penitenciários fumando maconha enquanto cuidava de uma horta dentro da unidade. O flagrante aconteceu nesta segunda-feira (18).
De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), que administra o sistema carcerário do Tocantins, mesmo estando em regime fechado, ele e outros sete detentos foram selecionados para participar de um projeto de plantio de hortaliças desde fevereiro de 2018. Por causa da infração, ele perdeu o benefício. A justificativa é a quebra de confiança.
Após Silva ser flagrado com um cigarro de maconha, ele foi conduzido para a delegacia da cidade.
A direção da cadeia instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta do presidiário e, até que o processo seja encerrado, ele está suspenso do projeto. Dependendo do resultado, ele será afastado definitivamente da horta.
O governo foi questionado sobre a entrada da droga na unidade .


Detento fumava maconha enquanto cuidava de horta — Foto: Divulgação/Seciju
Detento fumava maconha enquanto cuidava de horta — Foto: Divulgação/Seciju

O projeto

O projeto de plantio de hortaliças é desenvolvido pela Seciju em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Araguatins. De acordo com a pasta, com o projeto, os presidiários desenvolvem habilidades e se capacitam.
Além disso, se socializam com outros presos e servidores e podem diminuir o tempo de cumprimento de pena por trabalho. Segundo o governo, eles também "melhoram a qualidade da alimentação, pois grande parte das hortaliças, verduras e legumes são consumidas na própria unidade e o excedente vendido à comunidade de Araguatins na própria cadeia ou na feira da cidade".
O chefe de segurança da cadeia, Adenilson Barros, explicou que uma parte do dinheiro arrecadado com as vendas é usado na compra de insumos, sementes e equipamentos para o projeto. A outra parte é revestida em melhorias estruturais da cadeia.








G1 To

Sobre o Autor

Araguaína News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com