segunda-feira, 1 de abril de 2019

Quase 1,8 mil furtos de energia foram identificados no Tocantins em 2019. Araguaína News

00:00/01:55Mais de 1,8 mil furtos de energia foram identificados no Tocantins em 2019
Cerca de 1,8 mil ligações clandestinas de energia elétrica, popularmente conhecidas por 'gatos', foram encontradas no Tocantins em 2019. Nesses três primeiros meses do ano, pelo menos 16 pessoas foram presas por este crime. As informações são da Energisa, companhia que distribui energia no estado.
Os furtos de energia são descobertos através de denúncias anônimas e por meio de fiscalizações da empresa. A Central de Monitoramento funciona 24 horas e mostra informações de todas as unidades consumidoras do Tocantins.
O sistema permite identificar até os gatos que não são visíveis somente ao observando o local. Isso porque o computador faz um levantamento mensal de consumo de cada unidade e emite um alerta de acordo com a variação.
Com o aviso as equipes vão ao endereço informado, identificam a ligação irregular e notificam o morador.
Helier Fioravante, gerente de combate as perdas de Energia, quando uma pessoa pratica esse tipo de infração, a energia não passa pelo sistema de proteção da distribuidora. "Ele está colocando em risco a vida dele e de toda a vizinhança. Então se você morar próximo desta pessoa, corre risco tanto de curto-circuito, incêndio e até mesmo a morte das pessoas", explica.
O roubo de energia é crime e a punição pode chegar a 4 anos de prisão. Os casos podem ser denunciados gratuitamente pelo telefone 0800-721-3330.




G1 Tocantins 

Sobre o Autor

Araguaína News

Autor & Editor

Araguaína News é uma página destinada a compartilhar informações com toda a comunidade de Araguaína e Região.

 
ARAGUAÍNA NEWS © 2015 - Editado por: Romilson Gomes | > Templateism.com